ATA DA DÉCIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DA PRIMEIRA COMISSÃO REPRESENTATIVA DA DÉCIMA TERCEIRA LEGISLATURA, EM 11-7-2001.

 


Aos onze dias do mês de julho do ano dois mil e um, reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre. Às nove horas e quarenta e cinco minutos, foi realizada a segunda chamada, sendo respondida pelos Vereadores Adeli Sell, Aldacir Oliboni, Ervino Besson, Estilac Xavier, Fernando Záchia, Marcelo Danéris, Paulo Brum e Raul Carrion, Titulares. Ainda, durante a Reunião, compareceram os Vereadores Carlos Alberto Garcia e Cassiá Carpes, Titulares, e o Vereador Juarez Pinheiro, Não-Titular. Constatada a existência de quórum, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos e determinou a distribuição em avulsos de cópias da Ata da Décima Segunda Reunião Ordinária, que deixou de ser votada face à inexistência de quórum deliberativo. À MESA foram encaminhados: pelo Vereador Ervino Besson, 01 Pedido de Providências; pelo Vereador João Bosco Vaz, 01 Pedido de Providências; pelo Vereador João Carlos Nedel, 10 Pedidos de Providências. Também, foram apregoados os seguintes Ofícios, do Senhor Prefeito Municipal de Porto Alegre: de nº 368/01 (Processo nº 2833/01), informando que se ausentará do Município a partir das dezesseis horas do dia dez até o dia onze de julho do corrente, para participar de reunião da Frente Nacional de Prefeitos e de reuniões com os Senhores Fernando Henrique Cardoso e Pedro Parente, respectivamente Presidente da República e Ministro da Casa Civil, a serem realizadas em Brasília - DF; de nº 369/01, retificando o teor do Ofício nº 368/01 (Processo nº 2833/01). Do EXPEDIENTE, constaram os Ofícios nºs 5184 e 5185/01, do Senhor César Augusto Pinto Ribeiro, Superintendente-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. A seguir, face Questão de Ordem formulada pelo Vereador Juarez Pinheiro, o Senhor Presidente prestou esclarecimentos acerca do artigo 229 do Regimento, alusivo à vedação do uso da Comunicação de Líder durante a Ordem do Dia. Às nove horas e cinqüenta e cinco minutos, constatada a inexistência de quórum para ingresso na Ordem do Dia, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, convocando os Senhores Vereadores para a Reunião Ordinária de amanhã, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelos Vereadores Fernando Záchia e Carlos Alberto Garcia e secretariados pelo Vereador Ervino Besson. Do que eu, Ervino Besson, 3º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após distribuída em avulsos e aprovada, será assinada pelos Senhores 2º Secretário e Presidente.

 

 


O SR. PRESIDENTE (Fernando Záchia): Solicito ao Sr. 3º Secretário, Ver. Ervino Besson, que proceda à chamada nominal para entrarmos na Ordem do Dia.

 

(O Sr. 3º Secretário procede à chamada nominal dos Srs. Vereadores.)

 

O SR. PRESIDENTE (Fernando Záchia): oito Vereadores presentes. Não há quórum. A Diretoria Legislativa nos informa que seriam necessários dez Srs. Vereadores  para podermos entrar na Ordem do Dia.

 

O SR. JUAREZ PINHEIRO (Questão de Ordem): Sr. Presidente, sei que V. Ex.ª já fez a chamada para a Ordem do Dia, mas, tendo em vista que hoje é a primeira Reunião da Comissão Representativa deste semestre, eu consulto se seria possível as Lideranças usarem da palavra, neste momento, para que, depois, ingressássemos na Ordem do Dia.

 

O SR. PRESIDENTE (Fernando Záchia): A Diretoria Legislativa nos orienta que, regimentalmente, não podemos fazer isso. Com a presença  de oito Vereadores, estamos  impossibilitados de prosseguir a Reunião.

Estão encerrados os trabalhos da presente Reunião.

 

(Encerra-se a Reunião às 09h55min.)

 

* * * * *